Ficha Técnica
Redemunho
LCurta • Ficção • 2016 • 20min
Num Sertão arcaico, vivem mãe e filho, únicos sobreviventes de uma família tradicional. O rapaz é perturbado por acontecimentos do passado: com quem fugiu sua mulher Alzira e por que a matriarca não pranteia o filho morto?

Roteiro: MARCÉLIA CARTAXO E VIRGINIA DE OLIVEIRA
Direção: MARCÉLIA CARTAXO
Argumento: BERTRAND LIRA
Produção Executiva: HELENO BERNARDO
Direção de Fotografia: JOÃO CARLOS BELTRÃO
Técnico de Som Direto: GUGA ROCHA
Direção de Produção: KALLINE BRITO
Edição e Finalização de Imagem: ELY MARQUES
Edição e Desenho de Som: DÉBORA OPOLSKI
Direção de Arte e Figurino: ZENO ZANARDI
Trilha Sonora: ELI-ERI MOURA ORIGINAL

 

MARCÉLIA DE SOUZA CARTAXO – Atriz e Diretora de Cinema e Teatro

Nos tempos de adolescência, Marcélia fugia de casa, para ensaiar às escuras, no quintal de amigos. Sua trupe era a “Turma do Mickey”, composta por uma dúzia de crianças que encenavam um repertório dos mais convencionais; Sonhava em montar Chapeuzinho Vermelho e dublar As Frenéticas. Uma vez por ano, a turma ia para João Pessoa, que para a turma era sua “Hollywood”.

Marcélia pegava as moedas que os fiéis depositavam no Santo Antônio de sua cidade e ia correndo para o cinema, sonhar com Greta Garbo e Marilyn Monroe. Chegou um dia a dizer que o santo devia ter achado um bom investimento, porque nunca a descobriram. E pensava: “Um dia lhe pago, meu santo.

Natural de Cajazeiras – PB, Marcélia Cartaxo ganhou notoriedade no filme A Hora da Estrela, baseado no romance de Clarice Lispector, sendo a primeira atriz brasileira a ganhar o Urso de Prata de melhor atriz no Festival de Berlim(1986). Ela já ganhou vários prêmios em sua carreira, incluindo dois prêmios Grande Otelo, três Prêmios Guarani, um Kikito do Festival de Gramado, quatro Troféus Candango do Festival de Brasília.

Além da Hora da Estrela (1986), estrelou em diversos filmes prestigiados pela crítica cinematográfica, entre eles “Fronteira das Almas” ((1987), “Sonhei com Você” (1988), “For All – O Trampolim da Vitória”(1997), Madame Satã(2002),  “O Céu de Suely (2006),  “A História da Eternidade“ (2015), “Pacarrete” (2019), “A Mãe” (2022), entre outros.

Ela fez sua estreia nos palcos no início dos anos 1980, no espetáculo “Beiço de Estrada”, com o qual viajou por todo o país, até ser convidada para trabalhos no cinema. Em 1990 estreou na televisão, sendo convidada para atuar em novelas como: ” Mico Preto” na TV Globo, “A História de Ana Raio e Zé trovão” e “Amazônia”, pela TV Manchete. Destacou-se em 2016 na novela Velho Chico, na TV Globo.